Sobre Mim

Sou ex arbitro profissional, federado no Futsal, Voleibol e Futebol de Campo, ex atleta da Sogipa (Porto Alegre) onde o atletismo e o Basquete fora um excelente aprendizado, atleta do futebol de campo (guarda metas) tive a oportunidade de jogar no Sport Club Internacional e no Esportivo de Bento Gonçalves, nas categorias de base. Hoje trabalho com Gestão de conteúdo, usabilidade, arquitetura da informação e organização esportiva.

 

Sou vidrado em Internet. Sou amante do mundo digital, fotografo por hobby, me distrai, relaxa, desenvolve minha criatividade e a junção destas, é uma excelente oportunidade profissional.

 

Outra questão que muito me agrada, incentivar qualquer forma de esporte, acabar com preconceitos, mostrar a ferramenta espetacular que é o esporte na busca por uma melhor qualidade de vida.

 

Um pouco da Minha História…

 

Nasci em agosto de 1971mais precisamente no dia 23, em Canguçu. Sou filho de Joaquim Moura e Sirlei Coutinho de Moura, sou pai de Ricardo Filho e Bruno Moura, um eterno enamorado da vida, sou apaixonado por viver, com alegria e verdade.

 

No esporte, iniciei na escola Estadual Dom Diogo de Souza em Porto Alegre a minha história esportiva, saudade dos grandes jogos entre o Dom Diogo e a Escola São João, clássico do voleibol escolar, com treze anos e 1.80 de altura era uma festa.

 

No futebol de campo, minha primeira experiência em competição foi nos Jergs, goleiro, alto e com pouca idade, chamei a atenção do lendário Abílio dos Reis, descobridor de talentos que tinha uma grande história no Internacional, local onde integrei as categorias de base.

 

A juventude, força e vitalidade nos permitem realizar diversas atividades em conjunto, paralelamente ao futebol arrumava tempo para o atletismo e o basquete na Sogipa em Porto Alegre, muitos ensinamentos com o professor Arataca permanecem vivos na minha lembrança, qualidade que formou grandes talentos do esporte do Rio Grande do Sul.

 

Na mudança para a serra gaúcha, fui treinar no clube Esportivo, onde não obtive a sorte desejada, sem pistolão não tive oportunidade e resolvi seguir outro caminho, aos 17 anos de idade, fui o árbitro mais jovem a ser formado pela Federação Gaúcha de Futsal, participei de jogos históricos pela série ouro do nosso futsal, Enxuta, Lagoense e ACBF foram algumas das equipes que eu tive o prazer de participar de suas partidas.

 

Em 1990 fiz um curso de arbitragem de voleibol, muito importante, mas que a falta de tempo não deixo que eu pudesse exercer essa atividade.

 

Também em 1990, aos 18 anos fiz o curso do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul – SAFERGS, queria o aperfeiçoamento, melhorar a técnica de arbitragem usada nos campeonatos amadores de Bento Gonçalves, seis meses depois senti que poderia ir muito mais longe, Caxias e Aimoré, meu primeiro jogo pela categoria profissional, Campeonato Gaúcho, o primeiro de muitos clássicos regionais, decisões, RIO-RIO, BRAPEL, BAGUA,CAJU, GRENAL, muita coisa pude aprender em doze anos de arbitragem.

 

Sem condições físicas de continuar na arbitragem, comecei a estudar Gestão de conteúdo, usabilidade, arquitetura da informação e organização esportiva, passei a projetar eventos, carreiras de atletas e continuar minha vida no meio esportivo.

 

Durante cinco anos, participei como organizador do Encontro de Futebol Infantil Pan Americano, o EFIPAN de Alegrete, Copa Internacional de Futebol Infantil Rubemn Paz em Quarai, entre outros eventos espalhados por todo o Brasil.

 

Hoje desenvolvo esse trabalho de divulgação esportiva comunitária, paralelamente com meu trabalho fotográfico.

ricardomourars@hotmail.com

Rua General Osório, 57 bairro Uruguai Canguçu - RS CEP:96600-000

Fones: (53) 8122-1613 e 84038825